segunda-feira, 22 de junho de 2020

A Oliveira e a Vinha - pelo Samuel e pelo Tomás do 6.ºB


A Oliveira e a Vinha

Estávamos no Vale do Douro, no mês de julho e a Oliveira muito curiosa por ver aqueles pauzinhos com umas folhas tão bonitas, decide meter conversa!
Vinha Vinho Azeite - Foto gratuita no Pixabay
Oliveira: Olha, desculpa ser intrometida, mas quem és tu?
Oliveira: O que és?
Vinha: Olá, eu sou a Vinha e tu?
Oliveira: Olá. Prazer em conhecer-te. Eu sou a Oliveira.
Vinha: Prazer em conhecer-te. Há quanto tempo vives aqui?
Oliveira: Eu estou aqui a viver há mais de cem anos. Tu só estas aqui há uns mesitos e já tens uns ramos tão grandes e bonitos.
Vinha: Sim, tens razão. Estou aqui há dois meses, mas já agora...tu nunca tinhas visto alguém como eu?
Oliveira: Não, é a primeira vez. O que dás de fruto?
Vinha: Eu dou uvas que as pessoas vêm colher em setembro ou em outubro e podem ser utilizadas para consumo próprio ou para fazer vinho.
Oliveira: O vinho é aquilo roxo que os homens e mulheres bebem?
Vinha: Sim, como é que tu sabes?
Oliveira: Quando tu estavas a ser plantada, havia uns homens e mulheres a beber isso.
Vinha: E tu o que dás de fruto?
Oliveira: Eu dou as azeitonas…
A Vinha sem deixar falar mais a Oliveira perguntou.
Vinha: O que é isso?
Oliveira: São uns bagos que servem para fazer azeite e também para comer.
Vinha: E quando é que se colhem os teus bagos?
Oliveira: Normalmente é em dezembro ou janeiro.
Vinha: Então ainda podemos estar descansadas, ainda falta muito para virem colher as nossas riquezas!

Como já estava a ficar de noite as duas novas amigas foram dormir…       
No dia seguinte chegou ao pé da Oliveira e da Vinha um autocarro cheio de crianças.
O dia estava ventoso, mas nada parava a alegria das crianças de ver aquela Vinha.
Vinha: O que é?
Oliveira: É um autocarro cheio de crianças. Vêm ano sim, ano não.
Vinha: Para quê?
Oliveira: É uma visita de Estudo. Ouvi que são lá do Sul, de Lisboa penso eu.
As crianças estavam pasmadas com a Vinha.
Oliveira:(furiosa) Por é que só te dão atenção?
Vinha: Porque se calhar nunca viram nada assim. E a ti já te viram muitas vezes.
Oliveira: Mas eles gostam de mim!
Como estava vento a Oliveira tentou mostrar a sua beleza, mas não conseguiu.
Durante a tarde…
Vinha: Porque é que estás triste?
Oliveira: Eu não falo contigo.
Vinha: Porquê?
Oliveira: Porque as crianças só te davam a sua atenção. Quase não me ligaram…
Vinha: Mas da próxima vez vais ver que eles vão ligar às duas. Porque já nos conhecem.
Oliveira: Ok. Então vou ser outra vez tua amiga.

Passaram dois anos e a Oliveira e a Vinha eram as mais famosas de Portugal.
Vinha: Que tal? Gostas de ser famosa?
Oliveira: Adoro!!!! Nunca pensei que ia ser famosa.
Vinha: Eu bem te disse que nos iam admirar às duas.  

Samuel e Tomás do 6.ºB

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/vinha-vinho-azeite-oliveira-2181838/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leituras Centenárias -A Maior Flor do Mundo

No dia 16 de novembro a biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, realizou a iniciativa "Leituras Centenár...