sexta-feira, 19 de junho de 2020

Ainda a propósito do Alto Douro Vinhateiro - Que grande lição!


Que grande lição…

Era uma tarde quente de verão; a videira, com o sol a bater-lhe de frente, ouviu, não muito longe dela, uma voz que dizia:
      - Coitada de ti! Em pleno verão estás aí tão vestida com todas essas folhas e carregada com o teu fruto!
            A videira, reparou então que, no segundo patamar, a contar do seu, estava uma velha oliveira que, pela sua altura, conseguia vislumbrar uma grande parte da linda paisagem do Douro, na qual o rio corria, serpenteando,  livremente  ao fundo.
     A videira interrogou a oliveira:
    - Porque falas como se tivesses pena de mim?
    - E não é para ter? - respondeu a oliveira.
    - Não, pois eu tenho as minhas uvas prontinhas a comer… lindas e saborosas, as quais darão um excelente vinho que será o orgulho do meu dono.
      A oliveira respondeu:
   - Podes até ter razão, mas eu estou sempre muito melhor que tu, pois no verão estou fresquinha e no inverno fico vestida com a flor que dá origem ao meu fruto.
   - Mas, com toda essa tua altivez, afinal para que serves? – questionou- a a videira.
  - De mim brotam suculentas azeitonas, as quais fazem um rico azeite cor de ouro e brilhante como o sol, com o qual se pode temperar a comida.
 - Nesse caso, tanto tu como eu temos o nosso lugar e nenhuma das duas é mais importante. Ambas somos umas privilegiadas por estarmos aqui, tendo o Douro aos nossos pés! - retorquiu a videira.
 - Tens toda a razão, fui egoísta! Que grande lição que me deste! – disse a oliveira um pouco envergonhada.
 Carolina Sá, nº17, 6ºA


encurtador.com.br/BVW57
                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leituras Centenárias -A Maior Flor do Mundo

No dia 16 de novembro a biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, realizou a iniciativa "Leituras Centenár...