segunda-feira, 10 de maio de 2021

Semana da Leitura - exposição de textos pela EB1

A Biblioteca Escolar da EB1 aproveitou a Semana da Leitura para promover novamente a leitura pelos alunos e partilhar essas leituras pelos corredores da EB1. Desta vez, deu-se destaque à poesia.






Conta-nos uma história - 3.ºF

Realizou-se mais uma atividade de articulação com a biblioteca escolar - a gravação da história "Quando o sol está a brilhar" de José Fanha para o concurso "Conta-nos uma história" com os alunos do 3.ºF. A professora titular da turma preparou toda a turma para uma leitura que resultaria numa linda gravação. Todos os alunos participaram com muito interesse e grande entusiasmo. Apetece mesmo repetir umas palavras com eles. Ouçam e descubram-nas.

 




Semana da Leitura - sessões de leitura pelos professores

Os professores do nosso agrupamento participaram nesta Semana da Leitura com algumas sessões de leitura. Uns apresentaram e exploraram algumas histórias e outros optaram por iniciar as aulas com pequenas leituras. A leitura por prazer fez parte das aulas das mais diversas áreas.

A professora bibliotecária realizou algumas sessões de leituras presenciais para os alunos do 2.º ciclo com a leitura de um excerto da obra de Maria Alberta Menéres - "As Aventuras da Engrácia"; gravou ainda três vídeos com a leitura de "Uma Aventura no teatro" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, de "O segredo da Fada dos Dentinhos" e também a leitura do conto "Aeroporra" do livro Abraço de José Luís Peixoto.













                                                 Livro construído pela educadora da turma B1

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Semana da Leitura - Filosofia e Psicologia B presentes

A Biblioteca Escolar convidou alunos e docentes a participar e a festejar o prazer que a leitura nos pode proporcionar. A leitura é um fator determinante no desenvolvimento das competências relacionadas com a linguagem, a escrita, a compreensão e a criatividade. Na promoção da leitura o exemplo dos pais, dos professores e da comunidade é essencial para que se criem leitores e que a leitura se torne um hábito no quotidiano.

Contámos com a criatividade e dinamismo de todos para contagiar  os nossos alunos...com bons momentos de leitura. 

A resposta, a este convite, veio do docente e alunos de Filosofia e Psicologia B. Tivemos, então, a participação dos "ilustres filósofos(as)/psicólogos(as)"... livres pensadores, mentes brilhantes...que se assumem detentores de sensibilidade/fruição para a leitura, reconhecendo que o carpe diem decorrente desse ato lhes proporciona prazer estético, emocional, intelectual.....

Com esse intuito, a participação das "mentes artísticas literárias", materializou-se na identificação de uma frase/afirmação e respetivo livro (título e autor) que evidenciou individualmente um significado valorativo (linguístico/escrita; emotivo/psicológico; de compreensão e criatividade).

Desse modo, foi possível "agitar o discernimento ou maturidade intelectual", incutindo-lhes o "poder" que a leitura lhes pode potenciar, nomeadamente a consciencialização de que as palavras servem para ser utilizadas como um veículo ao serviço da transmissão de pensamentos/sentimentos e/ou conhecimentos, e não como que vazias de conteúdo, pois ninguém pode ler, fazer ou escolher por ninguém/pelo outro" sob a pena de ser alcunhado pelo filósofo Nietzsche de "pessoa fraca, pessoa que faz e diz o que é a vontade dos outros". 

Carpe diem

 

Eis algumas respostas a este convite:

Boa noite professor, envio-lhe uma frase de um livro muito especial que me marcou muito. Até amanhã! 

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Livro: "O Principezinho"

Da Sofia, 12.º ano


Senhor professor, envio-lhe uma citação de um livro que me marcou.
"Tudo o que precisas de fazer é fechar os olhos e acreditar...".
Autor: David Walliams
Livro: Doutora Tiradentes

Da Jacinta, 12°ano

Olá professor, boa noite.
Espero que esteja tudo bem consigo. A frase que eu escolhi foi "No inferno os lugares mais quentes são reservados aqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise." 
Livro: Divina comédia 
Autor: Dante.

Do Gabriel, 10.º A


«Não sou aquele que veio diretamente do nada - eu sou especial.»
Livro: Mourinho, eu sou especial 
Autor: José Mourinho

Do Tomás, 12.º A

Vamos deixando aqui as mensagens dos alunos. Hoje ficam estas. 
Amanhã, há mais...

Semana da Leitura - Sessão online dos Clubes de Leitores

Na terça-feira, no âmbito da Semana da Leitura e, em articulação com a Biblioteca Escolar, alunos e professoras do 10.º B do nosso agrupamento e do 10.ºLH do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo reuniram-se para realizar um encontro via Zoom. Este projeto tem vindo a ser desenvolvido ao longo do ano letivo com os seguintes objetivos:

Melhorar os níveis de literacia (leitura e média);

Estimular o gosto pela leitura;

Dinamizar a escola, estimulando dinâmicas que evidenciem ambientes em que a leitura e os livros estejam sempre presentes;

Melhorar as competências de leitura dos alunos de forma a promover o sucesso educativo.

As professoras envolvidas apresentaram aos alunos a planificação e as rubricas deste projeto e as leituras começaram.

Os alunos criaram um avatar e inseriram-nos num Padlet  (criado pelas professoras bibliotecárias para os Clubes de leitores) com a respetiva apresentação e uma proposta de leitura. 

Padlet dos alunos do Agrupamento de Torre de Moncorvo - Clube de Leitores do 10.ºLH

Este trabalho foi partilhado com o Agrupamento de Torre de Moncorvo que também nos enviou as apresentações dos seus alunos.






terça-feira, 4 de maio de 2021

CNL - procedimentos para a fase final

Divulgamos o documento com as normas de participação e informações sobre a fase final do Concurso Nacional de Leitura.

Normas de participação


Fonte: https://pnl2027.gov.pt/np4/CNL2021.html


O Tomás Rabaçal, a Raquel Moutinho e a Bernardete Coelho vão lá estar.



segunda-feira, 3 de maio de 2021

"Laço Azul" também pela biblioteca escolar

 No âmbito da campanha do Laço Azul - Sensibilização para a Prevenção dos Maus-Tratos Infantis, os alunos do nosso agrupamento, os alunos realizaram vários cartazes  na disciplina de EV que foram afixados pelos agrupamento. Alguns dos trabalhos estão também expostos na biblioteca da escola sede.

Aproveitamos para recordar a história associada a esta iniciativa:

História do Laço Azul

    O laço azul é o símbolo da luta de uma avó, Bonnie Finney, contra os maus tratos que os seus netos foram alvo: A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.

    E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os    maus-tratos.

Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Fonte: http://www.planicie.pt/2021/03/31/abril-mes-do-laco-azul-prevencao-dos-maus-tratos-na-infancia/











Leituras Centenárias -A Maior Flor do Mundo

No dia 16 de novembro a biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, realizou a iniciativa "Leituras Centenár...