quarta-feira, 5 de maio de 2021

Semana da Leitura - Filosofia e Psicologia B presentes

A Biblioteca Escolar convidou alunos e docentes a participar e a festejar o prazer que a leitura nos pode proporcionar. A leitura é um fator determinante no desenvolvimento das competências relacionadas com a linguagem, a escrita, a compreensão e a criatividade. Na promoção da leitura o exemplo dos pais, dos professores e da comunidade é essencial para que se criem leitores e que a leitura se torne um hábito no quotidiano.

Contámos com a criatividade e dinamismo de todos para contagiar  os nossos alunos...com bons momentos de leitura. 

A resposta, a este convite, veio do docente e alunos de Filosofia e Psicologia B. Tivemos, então, a participação dos "ilustres filósofos(as)/psicólogos(as)"... livres pensadores, mentes brilhantes...que se assumem detentores de sensibilidade/fruição para a leitura, reconhecendo que o carpe diem decorrente desse ato lhes proporciona prazer estético, emocional, intelectual.....

Com esse intuito, a participação das "mentes artísticas literárias", materializou-se na identificação de uma frase/afirmação e respetivo livro (título e autor) que evidenciou individualmente um significado valorativo (linguístico/escrita; emotivo/psicológico; de compreensão e criatividade).

Desse modo, foi possível "agitar o discernimento ou maturidade intelectual", incutindo-lhes o "poder" que a leitura lhes pode potenciar, nomeadamente a consciencialização de que as palavras servem para ser utilizadas como um veículo ao serviço da transmissão de pensamentos/sentimentos e/ou conhecimentos, e não como que vazias de conteúdo, pois ninguém pode ler, fazer ou escolher por ninguém/pelo outro" sob a pena de ser alcunhado pelo filósofo Nietzsche de "pessoa fraca, pessoa que faz e diz o que é a vontade dos outros". 

Carpe diem

 

Eis algumas respostas a este convite:

Boa noite professor, envio-lhe uma frase de um livro muito especial que me marcou muito. Até amanhã! 

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Livro: "O Principezinho"

Da Sofia, 12.º ano


Senhor professor, envio-lhe uma citação de um livro que me marcou.
"Tudo o que precisas de fazer é fechar os olhos e acreditar...".
Autor: David Walliams
Livro: Doutora Tiradentes

Da Jacinta, 12°ano

Olá professor, boa noite.
Espero que esteja tudo bem consigo. A frase que eu escolhi foi "No inferno os lugares mais quentes são reservados aqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise." 
Livro: Divina comédia 
Autor: Dante.

Do Gabriel, 10.º A


«Não sou aquele que veio diretamente do nada - eu sou especial.»
Livro: Mourinho, eu sou especial 
Autor: José Mourinho

Do Tomás, 12.º A

Vamos deixando aqui as mensagens dos alunos. Hoje ficam estas. 
Amanhã, há mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leituras Centenárias -A Maior Flor do Mundo

No dia 16 de novembro a biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, realizou a iniciativa "Leituras Centenár...